segunda-feira, 21 de março de 2011

TAZIO SECCHIAROLI: O REI DOS PAPARAZZOS IA DE LAMBRETTA

Tazio Secchiaroli (Roma, 1925-1998) foi um dos mais importantes fotógrafos italianos do século XX. Começou a carreira na década de 1950, como pupilo de Adolfo Porry Pastore, considerado um dos pais do fotojornalismo italiano, na Agência Vedo. Montaria poucos anos depois sua própria agência, a Roma Press Foto, onde permanece até ser convidado a trabalhar na Cinecittà, como foto-repórter.

Alcançou o auge da carreira entre os anos de 1958 e 1961, fotografando as estrelas do cinema italiano. Suas histórias serviram de inspiração para que o cineasta Frederico Fellini, de quem era amigo, escrevesse o roteiro do filme
La Dolce Vita. O cineasta lhe deu o apelido de Paparazzo, termo que passou a identificar posteriormente fotógrafos especializados em registrar a vida pessoal de celebridades, freqüentemente em situações constrangedoras.

LA DOLCE VIDA
A Doce Vida (em italiano, La dolce vita) é um filme franco-italiano de 1960, dirigido pelo cineasta Federico Fellini. Tem como plano de fundo a cidade de
Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank, por quem fica fascinado. O repórter é um homem sem compromisso, que se relaciona com várias mulheres: a amante ciumenta, a mulher sofisticada em busca de aventura, e a atriz de Hollywood, com a qual passeia por Roma, culminando no ponto alto do filme, a famosa sequência da Fontana di Trevi.

3 comentários:

Youssef disse...

Desculpe, não tem a ver com o tópico, mas dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=oQaPlSlOQrE

Anderson Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Youssef disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.