quarta-feira, 22 de junho de 2011

O TIJOLO, LAMBRATE E A FÁBRICA DA LAMBRETTA

Só agora, depois de alguns meses, estou conseguindo postar o que consegui visitar, ver e percorrer em Milão, atrás das histórias da Lambretta.

Semanas antes de embarcar, procurei no Google Maps a localização da extinta fábrica da Lambretta, no bairro de Lambrate. Imprimi o mapa e o guardei. Mas isso é papo para outro post, em breve.

O que tenho para mostrar foi uma lembrancinha que trouxe na mala. Um tijolo da fachada da fabrica da Lambretta. A mala poderia até se perder, mas o tijolo... Veio embalado entre praticamente todas as roupas, toalha e meias. Mas valeu a pena. Esse vai para a minha estante.

A estação de metrô mais perto da fábrica.

Por todos os lados, ônibus, bondes e placas indicando que eu estava no caminho certo.

Placa na avenida da fábrica.

A parede atacada.

Local onde literalmente pulei a cerca.

O troféu.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

LAMBRETTA NOS JOGOS OLIMPICOS DE ROMA - 1960

Exemplar de número 12 da Lambretta utilizada nas Olímpiadas de Roma, 1960, que está no Museu da Casa Lambretta

A Lambretta foi um dos carros oficiais dos Jogos Olímpicos de 1960


Sempre que posso, colaboro com o Forum Motoneta Brasil. E neste fim de semana, vi neste tópico, criado pelo Jean Fabricio, que tem o blog Lambretta, em que ele postou 2 fotos de uma restauração de uma LI nos moldes de uma das 80 Lambrettas que foram utilizadas nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960. Pelo que consegui pesquisar, restam apenas 3 exemplares, sendo que 1 está no Museu da Casa Lambretta, em Rodano. O passa a passo da restauração esta aqui.

No ano passado estive por lá e pude ver pessoalmente este exemplar. É o de número 12. Está lá, intacto, sem restauração e acho que deve ficar assim. Nem sempre o exemplar mais lindo é o que tem a pintura mais brilhante ou que está impecável. Certos registros devem ficar assim, intactos, para contar a história como ela realmente foi. No site da MM Lambretta, encontrei mais algumas fotos. Um show a parte.

Pintura perfeita, nos moldes das utilizadas em 1960

Material da época, 1960

Material da época, 1960

quarta-feira, 15 de junho de 2011

LAMBRETTA NA REVISTA 4 RODAS #26 - SETEMBRO DE 1962

Em setembro de 1962, a Lambretta estava com esse anúncio na revista 4 Rodas #26. Com algumas novidades:

- Novo filtro de ar
- Rodagem maior
- Novo esquipamento elétrico
- Novo escapamento
- Nova torneira de combustível
- Novo amortecedor traseiro
- Novo porta-estepe
- Novas cores
- Novo paralama dianteiro

E para concorrer a uma Lambretta novinha, era só preencher o cupom e enviar para o revendedor da sua cidade ou ao CEP 2506 (olha só, em 1962 o CEP tinha apenas 4 número).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

LAMBRETTA VAI DE ÓLEO 2T IPIRANGA

Todo Scooterista sabe seu para preservar o motor, não deve esquecer de misturar o óleo 2T na gasolina. Assim como a Castrol e a Bardahl, a Ipiranga também tinha seu óleo. Esse anúncio de de Dezembro de 1961, publicado na revista 4 Rodas.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LAMBRETTA USA PISTÕES MAHLE EM 1961

Em 1961, a Lambretta utilizavas pistões Mahle. E não é que para a minha supresa ela ainda existe e continua fornecendo pistões e mais uma leva de peças para a indústria?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

LAMBRETTA EM CURITIBA - 1961

Vasculhando umas revista antigas, encontrei essa foto de 1961. Olhando no canto esquerdo da foto o que temos? Uma bela Lambretta LI. Na legenda estava escrito que era o centro de Curitiba. Alguém consegue decifrar a esquina? Acho que vou fazer uma fezinha nos cavalos do Jockey Club do Paraná.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

8º ENCONTRO DE MOTOS ANTIGAS NO PÁTEO DO COLÉGIO

O Moto e Cia Classic é o maior encontro de motos clássicas do Brasil está chegando a sua 8ª edição.

Idealizado pelo portal Moto e Cia, o encontro acontece em uma regiao histórica de São Paulo, o Páteo do Colégio, onde nasceu a cidade.

O primeiro encontro aconteceu em 2004 e reuniu 300 motocicletas na área externa do Pateo do Colégio. De lá para cá, o evento só aumenta em cada edição.


EVENTO
8º Encontro Moto e Cia Classic

DATA
3/07/11 - Domingo

HORÁRIO
A partir das 8h

LOCAL
Páteo do Colégio - Centro - São Paulo - SP

SITE DO EVENTO
Moto e Cia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMPRE JODORA S/A

Parece incrível, mas sempre que procuro por novo ítens, sabe o que aparece? Jodora. Mais uma plaquina, com uns 4,5cm. Vai saber fazer marketing bem lá nos anos 60...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LAMBRETTA NO MUSEU RODAS DO TEMPO

Dando continuidade a nossa área de histórica, mais Lambrettas no museu. Mais precisamente no Rodas do Tempo, em Brasília. As fotos são de uma Lambretta de corrida, que o Sr. Augusto Pires – proprietário do museu –, comprou em Araraquara. O museu conta com mais de 100 motos dentre elas outras scooters: uma Peugeot com sidecar, uma Iso, uma Lambretta 150D, uma Lambretta 150LD, uma Lambretta Li, uma Lambretta MS-150, uma Xispa, uma Vespa M3, uma Vespa M4, além da Lambretta LI adaptada para corrida.

Abaixo uma matéria do Auto Esporte de 2008.


Quem estiver por lá, vale uma visita.