terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA


Em homenagem aos 455 anos de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, durante esta semana apresenta o ciclo Paulistas por adoção. Uma série de 10 longas, de cineastas de outros estados, que retrataram a nossa capital. 

Na Veja desta semana, o filme destaque foi São Paulo Sociedade Anônima, onde Walmor Chagas aparece na foto com uma Lambretta. Assisti ao filme ontem e é sensacional! Nele, Carlos (Walmor Chagas) é um jovem de classe média que se junta a um rico empresário do setor automobilístico de São Paulo. Ele é casado, tem um bom trabalho e boa vida social, mas nunca está realmente satisfeito e pretende dar uma reviravolta em sua vida. O filme trata do momento do rompimento com a vida burguesa, limitada ao trabalho e à acumulação de bens. Seria também um rompimento com a cidade, porém, ao afastar-se dela, Carlos se dá conta que esse ato é impossível e resolve voltar para "recomeçar". 

Esta obra é considerada uma das únicas representantes paulistas do Cinema Novo e recebeu o Prêmio de Público na I Mostra Internacional do Novo Cinema, em 1965, na Itália. (Brasil, drama, 111 minutos, 1965).

Um comentário:

Marília disse...

Já que vc confessou ser leitor, ve se comenta! hahaha
coloquei lá o link do velhinho alemão que me salvou, depois ve lá!

bj!