sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FUTURAS SCOOTERS?





Acima, modelos da Mini.




Acima, os modelos da Smart.

Mini e Smart apresentam no Salão de Paris suas propostas para scooter elétricas urbanas. O design dá um show nas nossas pobres Scooters (que o digam Honda, Suzuki, entre outras). Lembram muito as Lambrettas, que até hoje, quase 50 anos depois ainda servem de inspiração aos designers do mundo todo. O modelo da Mini tem velocidade máxima de 50km/h e autonomia de 100km. Já a da Smart tem velocidade máxima de 45km/h. No lugar do tradicional painel, foi-se o velocimentro e entra o i-Phone. Muita eletrônica so tende a dar problema, mas... Já estão disponíveis. Quer uma? Lá custam em torno de 1.000 euros. Aqui... bem, acho que não chegam por aqui.

QUESTÃO ENERGÉTICA
Quanto a questão elétrica não acho que seja o futuro. O motor híbrido sim. Como pensar em abastecer carros e motos com energia elétrica se ainda vivemos aqui no Brasil o risco de apagão? Se bem me lembro não faz muito tempo tivemos até um racionamento. Não estamos preparados e nem temos a mínima estrutura para isso. Se isso vingar, nossa matriz elétrica presisará ter muita, mas muita sobra. Pra mim, motor tem de fazer barulho e quem gosta de motorzinho é dentista.

2 comentários:

Scooteria Paulista disse...

kkkkk "quem gosta de motorzinho é dentista"!!!! concordo. tá tudo muito boiola hoje em dia.

Leonardo Dueñas disse...

Quem hoje em dia quer rodar a 50 km/h? Só se for em ciclovia, pois no mundo em que eu vivo seria apenas um alvo em potencial de motoristas e motociclistas ensandecidos.

Esse conceito de scooters elétricas "light" e muito bonitinhas se aplicam apenas aos centros de capitais europeias, onde o tráfego de veículos maiores é bastante restrito. No Brasil isso seria nada mais que um brinquedo exótico ou o veículo do incauto que quer ser atropelado pelos outros, hostilizado a cada meio quarteirão.

Fora o fato de não fazer barulho algum, o que é politicamente correto, mas péssimo para a segurança de quem pilota. As pessoas precisam de soluções factíveis e não peças de design para atrai-las ao que não atende suas reais demandas. Minhas Vespas, a alguns olhos obsoletas, enfrentam melhor o trânsito de dez a zero melhor que essas caixinhas de plástico. E quem vier falar de poluição que passe a tomar banho gelado no inverno, lave as próprias roupas na mão e só viaje de bicicleta!

>> Me impressionei com o preço, será que as careiras Mini e Smart entrariam no páreo com bibelôs assim por apenas mil Euros?? Meio indigesto de acreditar...

Abraço,
Leo