segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

INTERLAGOS - SEPARANDO OS HOMENS DOS MENINOS


Neste último domingo, dia 16, a Scooteria Paulista e a Free Willy realizaram o Circuito das Motonetas, em Interlagos. Saindo do Largo do Arouche, quase 50 scooters clássicas foram ao templo sagrado do automobilismo brasileiro. Eu já tinha ido lá ver a Stock, provas de arrancada e mesmo a 500 milhas de 2009, mas nunca tinha rodado na pista.

Quando se entra no asfalto, uma energia especial toma conta de todos. Apesar de toda a espera (chegamos 11h30, mas só fomos autorizados a entrar após o termino das 500 milhas, às 19h30) ficamos contagiados, em êxtase por rodar no palco de diversos duelos memoráveis do automobilismo. Emerson, Piquet, Senna x Prost x Mansell, Schumacher (esse não teve rival) e recentemente Massa x Button.

Saindo do box 20, que nos foi cedido pela organização, descemos rumo a reta oposta, e a emoção de todos os participantes foi aumentado. Era nítida no rosto de todos a alegria de poder dar uma volta com sua motoneta.

Assim que entrei na pista, meus olhos se encheram de água. A imagem que veio em minha cabeça foi a primeira vitória de Senna, em 1991, dando as últimas voltas com apenas com a 6ª marcha, vencendo de ponta a ponta. Lembro de estar em casa, assistindo pela TV. Após cruzar a linha de chegada, mais uma vez o tema da vitória ecoa pelos auto falantes da TV. Os gritos do piloto ecoam pela sala de casa. Senna para na reta oposta para pegar uma bandeira do Brasil, para mais uma vez dar a volta da vitória com nossa bandeira em mãos. Os fiscais de prova pulam e comemoram como crianças. Senna não consegue terminar a volta e teve de ser levado para o pódio pelo carro da organização. O mito chega ao pódio com a bandeira do Brasil nas mãos, mas é visivel seu abatimento físico. O hino começa e a emoção toma conta de todos que estão lá ao vivo ou vendo pela televisão. De tão cansado, mal conseguia erguer o trófeu. Mas como último esforço ergue a taça no ponto mais alto do pódio. Para lavar a alma de todos nós, banho de champanhe.

Dei 3 voltas na pista. Fico imaginando o que passou na cabeça de Senna, quando no final dos anos 1980, a pedido da então prefeita Erundina, desenhou o "esse" do fim da reta principal (que hoje se chama Emerson Fittipaldi). Não poderia ser diferente. O tal "esse" ficou conhecido como "S" do Senna.

Confesso que só me dei conta do que fizemos quando no fim da noite, após deixar a minha Lambretta na casa da minha mãe, quando o Fidelis me ligou e perguntou se eu havia chegado bem. Disse que sim e nos perguntamos: "Viu o que fizemos hoje?". O Scooterismo Paulista começa o ano em grande estilo. Interlagos foi dormir feliz, sendo palco de mais uma prova tradicional do motociclismo brasileiro. Para mim, o único problema foi conseguir dormir esta noite.

OBS 1: O título deste post foi inspirado em um cometário do Leonardo Dueñas (Motonetas e Afins).

OBS 2: Agradecimentos especiais ao Marcio Fidelis e ao Reginaldo.

Concentração no Largo do Arouche.


1ª Concentração em Interlagos.

2ª concentração, atrás dos boxes.




3ª concentração. Box 20 será sempre o meu preferido.






4 comentários:

Totti disse...

Adorava poder rolar nessa pista.
Em 2010 o Vespa clube de Lisboa aqui em Portugal fez uma actividade do mesmo género onde os vespistas poderam rolar no autodromo do Estoril, onde já passou por lá a Formula 1, neste momento costuma passar anualmente o moto GP.

Parabéns pelo BLOG

Totti

Leonardo Dueñas disse...

Agora sim Anderson!!

Um batismo excepcional como Lambrettista, obrigado pela citação do título. Parabéns à Free Willy e à Scooteria Paulista pela realização de tão bela proeza, sei que custa muita dedicação e boa vontade. Daqui vamos nos inspirando num embrionário movimento carioca na CRVC (http://riovespa.blogspot.com/).

Grande abraço,
Leo
http://motonetaseafins.blogspot.com/

Gustavo disse...

Anderson, que bom ver que tua menina em grande estilo. Te mandei um e-mail. Que grande passeio fizeram. Alto estilo.

Abraços.

Scooteria Paulista disse...

Animal!!! Anderson, parabéns pelo belo texto. Inspiração sei que não faltou. Ao contrário de você dessa vez nem escrever eu consigo. Quero contemplar somente hauhauauaua. Cara, obrigado pela força, pela amizade, e agora pelo envolvimento físico na organização do entretenimento dos pobres e ricos scooteristas paulistas.

E segue o bonde, a mil por hora, no ritmo da grande cidade.

Abraço meu chapa! Deus abençoe vosso asfalto e vossa Li.

Marcio Fidelis
http://scooteriapaulista.blogspot.com