quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AONDE ESTÃO AS NOSSAS ISO? UMA REFLEXÃO SOBRE AS MOTONETAS CLÁSSICAS NO BRASIL – POR LEO DUEÑAS


Texto e foto: Leo Dueñas, do blog Motonetas e Afins

Pensar em motoneta clássica no Brasil é um exercício de remeter-se a memória, pois é possível ficar dias sem ver sequer uma passar rodando, mesmo em grandes centros como Rio e São Paulo. Em termos de raridade de vê-las funcionando ou mesmo apresentadas em eventos de veículos antigos, a analogia que faço é a de como descer a escada de um porão escuro, que entre mofo e teias de aranha oculta o conhecimento sobre modelos nacionais e importados que um dia foram comercializados aqui. Passando ao largo dos triciclos, que pelo intenso uso comercial exauriram-se em literalmente retornar ao pó, uma história a parte. 

Ao abrir a porta e adentrar o úmido subsolo, a figurinha fácil é a Vespa PX200. Também, há pouco mais de vinte anos aproximadamente 180 mil foram fabricadas pela Motovespa em Manaus; é razoável que se vejam muitas em boas condições emplacadas por aí. Embora em menor número, porém no mesmo nível pela juventude, colocaria as indianas Vespa PX150 Originale e Bajaj Classic 150, ambas importadas no final da década de 1990. Esse grupo, com algumas limitações aceitáveis, encaram o trânsito de hoje, pois são menos manhosas no dia a dia e já saíram de fábrica com o abençoado CDI. 

Descendo-se um degrau em raridade chegamos a vasta turma do platinado. Sua rainha é a Lambretta Li, bastante popular em nosso país na década de 1960 e um clássico entre as restaurações profissionais e caseiras. Não é vista mais nas ruas mas é presença fácil nos encontros de autos veteranos. Suas parentes Innocenti nacionais (Standard, Ld e Cynthia) eu colocaria talvez em um degralzinho a mais em direção ao breu, juntamente com as Vespas M3, M4 e 150 Super. Um bolo danado que abrange quase tantos fabricantes como modelos: Lambretta do Brasil, Pasco, Brumana-Pugliesi, Panauto e Barra Forte. Até este patamar resume-se tudo o que alguém vê em duas rodinhas de 8" ou 10" queimando gasolina com óleo 2T neste nosso pedaço de chão. 

O que vem a seguir é a escuridão total das albinas "moscas brancas", onde tropeçamos e caímos direto no fundo lamacento do cavernoso porão. Lá estão os fantasmas que perturbam nossa razão e assombram nosso sono, a começar pelas Vespas Rally 200 e suas contemporâneas cinquentinhas Vespas small frame. Se você em algum momento viu uma dessas duas de perto no Brasil já pode gabar-se entre seus pares de scooter clube. No entanto há coisa talvez rara não apenas em número mas ainda mais difícil de se ver rodando, pois pelo próprio apelo exótico ficaram trancafiadas como objetos estáticos de coleção, dentre elas destaco as Vespas faro basso do início dos anos '50, as Fuji Rabbit, Cezeta, e a sensacional [até onde sei] belgobrasileira Saci. Há outros modelos em particular que não citei propositadamente ou por ignorância, mas isso é categoria peça única e uma andorinha só não faz verão.  

Por final levanto a pergunta: e as ISO?! Não foram muito populares mas também bem menos raras que as moscas brancas, por que não se vê exemplares atualmente? Já frequentei uma boa quantidade de eventos e nunca vi uma restauradinha na minha frente, só imagens de galpões sujos na internet e recentemente ao vivo o modelo da imagem do post, do acervo do Osmani (Lambretta D'Época), que torço seja restaurada o quanto antes. Faço o apelo então para que os proprietários das ISO brasileiras empurrem com gosto suas motonetas escada acima, tragam luz a suas belas linhas e destranquem seus motores, pois elas merecem fumacear um pouquinho mais e divulgar a sua existência. Oficina brasileira de motoneta na década de 1960 que se prezasse atendia Lambretta, Vespa e ISO. Que isso possa ecoar nos nossos dias.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

NEYMAR DE LAMBRETTA – SANTOS X ATLÉTICO/MG



Seguindo os passos de Leandro Damião e Falcão, Neymar mandou uma Lambretta no jogo do Santos x Atlético/MG, no dia 17/10/2012.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

LACINHOS COR-DE-ROSA (1959), CELLY CAMPELLO

Para alegar o feriado, Celly Campello. "Ele usa lambretta tão veloz..."



Tenho um amor puro e Verdadeiro, é playboy é bom companheiro 
Brotinho enxuto um amor, mais não liga que Horror! 

[REFRÃO] 

Um sapatinho eu Vou, com laço cor de Rosa enfeitar.. e perto dele eu vou, Andar devagarinho e o broto Conquistar! 

Ele usa lambreta tão veloz, quando passa na corrida perco a voz e fico desejando..ó meu Deus, e ele caia bem nos Braços meus 


Um sapatinho eu Vou, com laço cor de Rosa, Enfeitar... e perto dele eu vou, Andar devagarinho e o broto Conquistar!! 


Quando ele dança Rock, é uma sensação..Faz rápido dançar o meu Coração, seu beijo deve ter a Delícia do Amor... Mas ele não me beija que horror!


[REFRÃO] 

Um sapatinho eu Vou, com laço cor de Rosa, Enfeitar.. e perto dele eu vou, Andar devagarinho e o Broto Conquistar! 

Um dia resolvi e com o Broto fui falar, e o que ele me Disse deu voltade de chorar: 


– Lacinhos cor de rosa ficam bem só na cabeça, se quiser me conquistar... Você cresça e apareça! 


Um sapatinho eu vou, com laços cor de Rosa enfeitar


E perto dele eu vou andar devagarinho e o Broto consquistar! 


Andar devagarinho e o Broto conquistar...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O PARAÍSO EXISTE. JARDIM LAMBRETA - COTIA - SP

Faz muito tempo, eu tinha escutado uma história, não lembro onde, que existia um bairro chamado Jd. Lambretta. Nao dei bola. Passado um tempo, resolvi investigar se o tal bairro existia. Por onde começar? Correios. Uma busca rápida e olha o que aparece: 5 ruas pertencentes ao Jd. Lambreta, em Cotia, Grande SP.


E agora? Google Maps. Essa bolota verde, são as 5 ruas que aparecem no site do Correios.


Indo pelo Steet View, olha a placa. Ele existe: Jd. Lambretta.

 


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DOMINGO NO PARQUE DA LUZ – 4/11/2012

Fazia um tempo que não apareciam umas Lambrettas no tradicional encontro do Parque da Luz, que acontece todo 1º domingo do mês. Praticamente uma viagem por todos os modelos que passaram por aqui. Primeiro uma Standard preta, uma LD verde, uma Mini-Saia amarela e uma tradicional LI azul. Faltou apenas uma Cynthia...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

III RADUNO DA PRIMAVERA - 2012


No dia 11/11/12, acontece o III Raduno da Primavera. Este ano teremos algumas novidades: a concentração do evento será às 9h da manhã do Posto Frango Assado do início da Rodovia dos Imigrantes (final da Av. Ricardo Jaffet). A concentração em Santos será no Canal 1, no Emissário Submarino. Dali subiremos o Morro da Asa Delta, até o restaurante Ao Mirante, de onde desfrutaremos da bela vista praiana. Para dúvidas entrem em contado com a Scooteria Paulista (Marcio Fidelis e Gustavo Delacorte). Como sempre, o evento é fechado para scooters clássicas (Vespa, Lambretta, Bajaj, Iso, Cezetta, Rabit, Moskito...). A arte do cartaz é do Leo Russo.