quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

UMA LAMBRETTA DE CORRIDA #1

Em um post mais antigo, publiquei as fotos do Carlos Murari. Na época recebi também as fotos da restauração da #88. Curioso que sou, conversei com o Carlos Jr. sobre a restauração da Lambretta e dos troféus do seu Pai.

"A Lambretta estava 'guardada' em um quartinho sob uma lona e eu sempre falava pro meu Pai, 'vamos reformar esta Lambretta' mas, toda pessoa que eu achava pra fazer o serviço ele criticava dizendo que esta não saberia fazer a reforma... Num belo dia eu resolvi pegar escondido, deixei outra coisa debaixo da lona, dando a impresssão que a Lambretta continuava lá, tirei e fui levando um pedaço para um e um pedaço para outro e fomos reformando. "Ela ficou parada por mais de 20 anos. Depois que acabaram as corridas ele fez uma demomstração em uma corrida de moto no ano de 1983."

"Sempre achei uma pena ter uma recordação dessas no estado de conservação que se encontrava. Tenho muito boas lembranças da época das corridas de Lambretta. Eu era pequeno, mas me lembro de muita coisa e quero deixar estas recordações para que meus filhos e meus netos, para que tbém conheçam um pouco destas histórias. Já corri de moto, hoje corro de kart e não tem nada igual ao que vi nas corridas de Lambretta. Era muito romantismo, muito empenho, muita coragem, muita emoção do público. Enfim, um cenário que não se encontra em categoria nenhuma dos dias de hoje. Reformei escondido do meu Pai e fiz supresa em seu aniversário. Entrei com ela funcionando na casa dele, foi a maior surpersa mesmo, pois ele não esperava."



"A etapa inicial da restauração, que foi feita antes de presentear meu Pai em seu aniversário demorou cerca de 4 meses, foi bem rápido, mas uma coisa meio superficial. Depois vim promovendo melhoras durante este período e a coisa não tem fim, você sempre acha algo pra melhorar."

"A Lambretta é dacada de 60. O número 88 era usado pelo antigo dono dela, um amigo irmão de meu Pai que foi piloto, mas depois deixou definitivamente de correr, vendeu a Lambretta para meu Pai que manteve o número e as cores originais que o amigo utilizava. O Waldemar Zago passou a ser opreparador do meu Pai e assim se manteve durante muitos anos. O Waldemar Zago é de Araraquara e um exímio preparador de kart que esta na ativa até hoje, acumulando títulos Brasileiros e regionais. Ele refez todo o motor desta Lambretta e na ocasião importamos peças até do Japão para deixar o motor exatamente como era na época das corridas."

"A Lambretta utiliza o motor original, mas totalmente alterado. Cilindro, cabeçote, parte elétrica, carburador, escapamento, embreagem... O que ela tem de melhor é a aceleração. Ela acelara muito de baixa e se desenvolve muito rápido, atingindo velocidade final em torno de 140 Km/hora. Na época em que disputavam corridas teve um proprietário de uma RD 350 viúva negra que duvidou da capacidade de acelaração da Lambrettinha de corrida e quiz fazer um teste acelerando com ela num trecho de aproximadamente 200 metros. Deu a Lambretta!!! Este racha ficou pra história, pois a RD era famosa por sua aceleração."

Nenhum comentário: