segunda-feira, 14 de março de 2011

QUANDO SETEMBRO VIER (DE LAMBRETTA)


Mais um ítem para a coleção.Um folheto de divulgação do filme Quando Setembro Vier (Come September), um romance de 1961. O grande detalhe fica por conta do verso do folheto: um patrocínio da Lambretta. E o mais intrigante é o pequeno escrito: "Distriuição interna". Mas para quem?

No filme, o rico empresário Robert Talbot (Rock Hudson) chega mais cedo do que o de costume para suas férias anuais em sua luxuosa villa italiana e logo dá de cara com três grandes problemas: Primeiramente, a sua eterna namorada Lisa Fellini (Gina Lollobrigida) desistiu de esperar por um pedido de casamento e resolveu casar-se com outro homem. O segundo, é ainda pior: o caseiro de sua villa transformou-a em um luxuoso hotel que funciona nos períodos em que Robert está ausente, e está ganhando muito dinheiro às suas custas. E por último, vem o pior: as atuais hóspedes são um grupo de lindas e barulhentas adolecentes americanas que estão tentando escapulir de um bando de garotos liderados por Tony (Bobby Darin), e que estão sendo mantidos em "estado de sítio" do lado de fora do hotel. Relutante de início, Robert logo percebe que esta divertida situação tem tudo para se tornar um dos verões mais divertidos que ele já viveu na Itália!

O laçamento foi marcado para o dia 4, mas de que mês já não sei, nos Cine Astor e Paisandú.

CINE ASTOR
O Cine Astor ficava na avenida Paulista e foi fechado em 2001. Recentemente foi transformado na Livraria Cultura. Inaugurado em 1961, foi eleito o mais luxuoso e mais moderno cinema da cidade. Em 1963, o cine Astor seria palco de um protesto de senhoras conservadoras da sociedade paulistana por ocasião da exibição do filme A Doce Vida, de Federico Fellini. Estas senhoras, escandalizadas com as cenas eróticas do filme, rasgaram os cartazes e quebraram as vidraças do cinema, exigindo que o filme fosse retirado da programação. Conseguiram! Mas, no cine Coral, A Doce Vida ficou em cartaz durante 26 semanas.
Fotos de como era o cinema

Foto atual, onde agora é a Livraria Cultura

CINE PAISANDÚ
Inaugurado em 1957 peala Cia. Paulista de Seguros, funcionava no Largo do Paissandu, 60, no centro de São Paulo. Tinha capacidade para 2150 lugares. Em 1977 foi divido em duas salas: Independência e Império. No grande hall de entrada, havia um painel, em afresco, com 15 metros de extensão, representando danças típicas nacionais, como "Bumba meu Boi", "Candomblé" e "Fandangos".
A sala de espera tinha 900 m2, onde luzes suaves, ar condicionado, poltronas confortáveis, música em alta-fidelidade e decoração elegante, completavam um ambiente acolhedor para o público. Nesta sala havia, também, um painel de mosaico representando a lenda da "Nau Catarineta" com 12 metros de extensão. Neste cinema foi introduzida uma inovação interessante com respeito à cabine de projeção, que era localizada dentro das vigas que sustentavam o 1º "pulman", no centro da sala de espetáculos, ficando eliminado, desta forma, o facho de luz que geralmente ficava baixo e próximo ao público.

Um comentário:

Museu do Dodge disse...

Fui muito no Astor nos anos 70 e 80 ...

Parabéns pelo blog ...

Abraços,

Badolato