quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LAMBRETTA NÃO É VESPA E VICE-VERSA - PARTE II

Não sei qual é a dificuldade dos "jornalistas" em diferenciar uma Lambretta de uma Vespa. Não é possível. Acho que eles não sabem nem ler direito. Está escrito lá no peito de ambas: Lambretta ou Vespa. Tudo bem que, a assim como a Gillette virou sinônimo de lâminas de barbear, a Lambretta virou sinônimo de scooters/motonetas.

Admiro muito os jornalistas de verdade. Sim, aqueles que ralaram 4 anos em uma faculdade, tem o seu MTB e se ferram o dia inteiro nas redações. Seja em revistas, jornais, agências, assessorias de imprensa etc. Só fico triste que, assim como na minha profissão, de publicitário (onde qualquer micreiro com o mínimo de conhecimento canibaliza o mercado), qualquer um pode sair por aí escrevendo qualquer bobagem em grandes veículos da imprensa brasileira. Eu não posso sair por aí operando as pessoas, não posso fazer uma obturação ou defender alguém perante a justiça. Posso até ir preso por causa disso.

Agora foi a vez da Editora Abril, na revista Placar (edição de agosto de 2011), pisar na bola. Não sei se essa capa vai chegar a São Paulo, até porque pelo que sei, a Placar sai com capas diferentes, regionalizadas, pelo Brasil afora. Além da foto incorreta, não conseguem acertar a grafia. Anotem nos manuais de estilo por favor: Lambretta é escrita com duas letras "T". Sim, com 2 (duas) letras "T". L-A-M-B-R-E-T-T-A. Quer que eu repita?

Semana passada a Folha de S. Paulo, nesta matéria, também errou feio: publicou a foto de uma Vespa. Arrumou na versão on-line, mas na edição impressa vai ficar para sempre errado.

Senhores pseudo-jornalistas, vamos apurar melhor as informações. Google não é o senhor sabe tudo. Liguem, chequem, se atualizem. Só queremos as informações corretas.

Ah, antes que alguém fale alguma coisa, acho que eu escrevo muito mal. Também pudera, não sou jornalista, deixo isso bem claro. Faço este blog apenas por hobby, para tentar passar para frente o conhecimento. #Fail para a Placar.

Um comentário:

Gustavo disse...

Duas num mês! Ave!